As empresas não poderiam estar mais confiantes nas diferentes tecnologias que permeiam o cenário empresarial. No entanto, a maioria dessas novas ferramentas ainda são desconhecidas e isso gera incertezas e dúvidas, como é o caso da virtualização.

Essa tecnologia pode ser uma das saídas mais fáceis para as pequenas e médias empresas que não dispõem de grandes orçamentos para as soluções de TI. Afinal de contas, é fundamental um setor de TI preparado para solucionar disfunções e aprimorar processos.

Nesse conteúdo, traremos todas as informações que você precisa saber sobre a virtualização. Além disso, separamos alguns dos benefícios diretos que sua empresa certamente alcançará ao virtualizar uma máquina física. Acompanhe e descubra tudo!

Compreenda o conceito e aplicação da virtualização

Sem muitos rodeios ou floreios, podemos entender a virtualização como sendo o ato de simular a presença de máquinas físicas em um ambiente computacional. Contudo, esse processo é realizado por meio de uma única máquina ao invés de contar com diversos equipamentos.

É como se você tivesse toda a operação da empresa distribuída entre 7 máquinas, por exemplo, mas o acesso às mesmas é feito inteiramente por meio de apenas uma máquina.

Sendo assim, por meio de uma “emulação” a empresa possui todos os softwares, hardwares e sistemas operacionais responsáveis pela gestão e execução dos processos, atrelados apenas a uma máquina física.

Você pode estar pensando: “parece mais complicado do que imaginava!”. Calma, pois vamos explicar como funciona.

Através de uma Virtual Machine Monitor (VMM), que é uma plataforma de virtualização, é realizada a simulação de hardware.

Portanto, todos os recursos dos computadores são compartilhados nos chamados “hospedeiro e hóspede”. O hospedeiro é compreendido pela máquina física, enquanto que o hóspede seria a máquina virtual.

Veja os tipos de virtualização utilizados

Existem diferente tipos e formas de virtualizar uma máquina física e separamos alguns dos principais tipos de virtualização, confira!

Virtualização dos servidores

O objetivo principal desse formato de virtualização é oferecer ao usuário uma forma facilitada, ou seja, sem a necessidade de compreender todas as operações, e ainda assim ser capaz de efetuar o compartilhamento e utilizar ao máximo os recursos.

Tudo isso é possível através de uma “camuflagem” dos principais recursos do servidor. Isso inclui o mascaramento da identidade e número do servidor, sistemas operacionais e processadores.

Virtualização de armazenamento

Por meio do gerenciamento de um console central é realizado o ajuntamento de caráter físico, dos dispositivos de armazenamento, a fim de agrupar todas as funcionalidades em apenas um dispositivo facilitando o acesso e integração de dados.

Virtualização de dados

O intuito dessa virtualização é facilitar o entendimento de aspectos técnicos ao realizar o armazenamento.

Dessa forma, características como configuração, funcionamento e posicionamento são facilmente absorvidas, a fim de proporcionar amplo e facilitado acesso às informações que competem às demandas do negócio.

Virtualização de aplicações

Já imaginou um produto ou aplicativo do Windows sendo executado em uma plataforma Linux? Ou mesmo uma aplicação Linux gerenciada pelo Sistema Windows?

Com esse modelo de virtualização de uma máquina física é possível. Por meio do mascaramento e distanciamento das camadas das aplicações dos sistemas operacionais, a aplicação é de certa forma envolta e acaba por não depender do sistema operacional.  

Virtualização de desktop

Ao invés de basear as operações de um servidor a virtualização de desktop tem a finalidade de virtualizar uma estação de trabalho e sua carga de trabalho. Através de um Thin Client é possível acessar remotamente uma área de trabalho, por exemplo.

Essa funcionalidade confere maior segurança e portabilidade ao acesso, uma vez que utiliza como base um servidor de datacenter protegido.

Conheça 5 benefícios da virtualização

Até o momento você já consegue distinguir melhor o conceito e aplicação da virtualização. Porém, para entender como a virtualização completa é positiva, sugerida e cada vez mais aplicada, separamos 5 benefícios diretos da sua implementação, acompanhe!

1 – Realização de backup facilitado

Já mostramos em outro conteúdo o papel do backup na integridade dos dados da sua empresa. Logo, a estratégia de backup pode ter sua eficiência maximizada, uma vez que a gestão encontra os recursos centralizados e disponíveis instantaneamente.

De forma contundente a segurança da informação da sua empresa é otimizada, evitando assim, ataques que colocam sua operação em risco. Extingue qualquer possibilidade de ser atracado por ransomwares, pois o backup é imediato e seguro.

2 – Diminuição dos custos

Qual empresa não persegue a redução de custos, não é mesmo? Sem a virtualização na empresa é necessário adquirir máquinas individuais e físicas para atender todas as demandas e isso eleva o custo operacional.

Por outro lado, com a virtualização é viável ter a disposição todos os servidores, hardwares e sistemas operacionais primordiais para seu negócio, de forma simulada e sem custo com manutenção, compra ou refrigeração de servidores.

3 – Revisão e manutenção simplificadas

Se você possui uma grande infraestrutura de TI sabe dos altos gastos com manutenção, seja preditiva ou preventiva. Contudo, com a virtualização existe a exigência em atender apenas uma máquina física, que por sua vez facilita e simplifica os processos.

4 – Esteja livre de quedas de sistemas

Mais conhecido no meio de TI como Downtime, as quedas de servidores e sistemas operacionais acarretam graves problemas.

Agora imagine um ambiente onde um servidor ou aplicação que apresente instabilidade, pode ser prontamente substituído, garantindo assim o cumprimento das demandas, seria o ideal, correto?

A virtualização permite exatamente isso, pois a gestão de TI elimina qualquer possibilidade de ter uma peça fundamental desativada ou inativa.

5 – Instalação simples e fácil

Por meio de simples configurações a virtualização pode ser integrada ao negócio. Cenário bem diferente da instalação de um servidor em ambientes de TI, por exemplo, onde os processos podem levar horas.

Tenha tudo simplificado e funcionando em um instante e garanta assim o aprimoramento das operações.

VMware como solução de virtualização

Vamos falar de uma das empresas referências no seguimento de virtualização. Estamos falando da VMware que é uma empresa norte-americana, que atende os negócios dos mais diferentes portes e nichos.

Com softwares desenvolvidos sob os mais modernos moldes tecnológicos do setor a VMware consegue entregar o que há de mais inovador e que atende às demandas diversas dos clientes.

Hoje você encontra empresas parceiras da VMware que trabalham com ferramentas como a DELLemc.

Portanto, agora que você já sabe por completo do que se trata a virtualização é hora de procurar um especialista que te ajudará nesse processo simples, porém efetivo para ampliar e otimizar processos, diga-se de passagem, imprescindível para o crescimento empresarial!

Intersolid Software Logomarca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
São Paulo: (11) 3181.5480
WhatsApp: (18) 99622-6172
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126 | 8º andar conj. 81 CV.9476 | Itaim Bibi - São Paulo/SP
Av. Alberto Braga, 383 | Continental - Guararapes/SP