Como proteger os dados de uma empresa sem aplicar todos os seus recursos e ainda obter operações concisas e crescimento positivo? Muitas empresas asseguraram tal resultado por meio da implementação estratégica dos serviços do backup corporativo.

Através do alto desempenho de um backup destinado às necessidades de uma empresa, é viável proteger de forma aprimorada seus dados. Em uma era completamente digital a qual demanda dos empreendimentos, processos, rotinas e armazenamentos mais rigorosos, tal investimento é o diferencial.

Se está à procura do método ideal para atender as suas obrigações, mas ainda não entende por completo esse conceito, chegou ao lugar certo. Fizemos um apanhado com as principais informações sobre o backup corporativo, saiba tudo a seguir!

O que é backup corporativo para uma empresa

Toda empresa gera um fluxo de dados de acordo com o tamanho da sua demanda. Via de regra, são informações sigilosas sobre clientes, transações, processos internos e tudo mais que caracteriza a empresa em dados.

Dessa forma, podemos estabelecer o conceito de backup corporativo como sendo um sistema que realiza cópias de dados e informações em nuvem.

Na prática ele funciona da seguinte forma: os dados gerados pelas operações do seu negócio, seja em PCs, MACs e Laptops e que são armazenados em seus servidores, são enviados através da internet ao data center da empresa contratada.

A mesma realiza o “Backup e Restore” dessas informações. Todas as ações são mediadas por profissionais especializados em Segurança da Informação, ao passo que fazem uso de ferramentas específicas e que mantêm todos os seus arquivos em completa segurança.

Qual é a relevância de implementar um serviço específico na empresa

Existem dois pontos relevantes a serem considerados na implementação de um backup corporativo e que justificam por completo o investimento.

Primeiramente podemos mencionar o fator segurança e proteção dos dados. Afinal, todos os dias as empresas estão sujeitas a ataques cibernéticos, sejam eles por meio de Ransomwares (vírus), Malwares e cibercriminosos (hackers).

Desse modo, quando os dados são preliminarmente salvos em diretórios específicos e de responsabilidade da empresa contratada, as informações não se perdem e podem ser recuperadas de maneira imediata, eliminando o risco de tê-las sequestradas ou mesmo expostas a terceiros desconhecidos.

O segundo ponto está relacionado com a capacidade adquirida pela empresa de almejar o crescimento e realmente alcançá-lo.

Isso porque, ao terceirizar tal serviço de backup corporativo, os gestores se habilitam a focar em processos fundamentais ao desenvolvimento do negócio, ao passo que os dados estão protegidos e já não demandam mais atenção dos mesmos gestores.

Backup corporativo: 4 principais vantagens para o negócio

backup corporativo

1 – Mobilidade aperfeiçoada

Embora alguns empreendedores acreditam que seus dados estarão em posse apenas da empresa responsável e por isso não terão acesso, a realidade é completamente outra.

A empresa contratante terá maior mobilidade no acesso às informações, pois além de disponíveis a qualquer momento e de qualquer dispositivo, como desktops ou smartphones, os dados são compartilhados com os usuários, claro, mediante autorização e nível de acesso previamente definidos.

2 – Quesito custo-benefício

Não há a necessidade de implementar infraestruturas, equipamentos ou equipes, como: treinamentos, seleção, escritórios, servidores e profissionais de TI.

Logo, os custos operacionais se reduzem drasticamente, pois a responsabilidade de infraestrutura e ações de tecnologia da informação, recaem sobre a empresa contratada.

3 – Agilidade essencial na restauração dos dados

Se sua empresa já teve problemas repentinos devido a parada de servidores ou atualizações periódicas, o backup corporativo elimina qualquer chance de que isso se repita.

Através da armazenagem prévia dos dados, os mesmos estão seguros e no aguardo da readequação em sua estrutura original. Logo após esse período, as informações voltam a ser normalmente enviadas, dando continuidade aos procedimentos do seu negócio.

4 – Fator segurança renovado

Quando falamos em segurança a primeira coisa que vem à mente é a proteção contra os ataques de terceiros ou Malwares, não é mesmo? Mas e quanto aos problemas ocasionados por desastres naturais, como queima de equipamentos? Ou mesmo no caso de falha humana, em que o colaborador venha a colocar em risco os dados?

A nuvem permite que a empresa continue funcionando normalmente, enquanto os reparos necessários sejam concluídos. Além disso, até mesmo a utilização dos recursos de forma externa pode ser continuada, pois o serviço proporciona tal funcionalidade.

O backup corporativo é a melhor estratégia para proteger seus dados e manter a empresa funcionando.

Você dá a devida atenção às suas informações? Quanto vale para você a proteção dos seus dados? Negligenciar tal fator é uma das muitas formas de colocar seus dados e, acima de tudo, a empresa em risco!

Intersolid Software Logomarca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
São Paulo: (11) 3181.5480
WhatsApp: (18) 99622-6172
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126 | 8º andar conj. 81 CV.9476 | Itaim Bibi - São Paulo/SP
Av. Alberto Braga, 383 | Continental - Guararapes/SP