A área de informática possui diferentes denominações que eventualmente acabam confundindo as pessoas. Se fosse realizada uma pesquisa para apontar os termos mais conhecidos e relacionados à conexão, certamente o roteador seria um dos mais citados, mas e quanto ao Hub e Switch, você sabe o que é?

Grande parte dos usuários de uma rede, seja privada, empresarial ou mesmo residencial, acredita que o termo roteador resume o conceito de conexão entre computadores, a fim de realizar a troca de dados e arquivos.

Na concepção popular o roteador é sinônimo de uma gama de aparelhos como modem, hub e switch. Embora faça parte desse universo que liga uma rede de computadores à internet, é essencial conhecer cada um desses termos, pois apresentam características e objetivos diferentes.

Descubra a seguir o significado e diferença de Hub e Switch. Além disso, vamos mostrar a importância e os benefícios de contar com uma rede bem estruturada, não perca e acompanhe logo abaixo!

Entenda o significado de Hub

O Hub é um equipamento de rede, porém apesar dessa funcionalidade ele não é capaz de identificar os computadores que estão conectados à rede. Sua principal finalidade é possibilitar a conexão de diferentes computadores a uma mesma rede, também conhecida como LAN.

Desse modo, toda informação direcionada a essa rede é filtrada e passa pelo hub, antes de serem encaminhadas aos computadores conectados. No entanto, esse equipamento acaba repassando as informações a todos os PCs conectados, mesmo que a mensagem não seja endereçada àquele computador.

Portanto, ao invés de a mensagem ser encaminhada adequadamente ao destinatário correto, o hub coloca essa responsabilidade no PC. Por sua vez, esses terminais conectados ficam encarregados de verificar se aqueles dados recebidos são de sua autoridade.

É como se um carteiro não soubesse os endereços finais e deixasse nas mãos da agência a responsabilidade de entregar as cartas. Essa adversidade influencia diretamente na lentidão do tráfego e posterior queda de performance.

Resumindo, o hub é responsável pela conexão dos computadores em rede e de controlar o tráfego de uma rede que sai da LAN, mas se trata de uma tecnologia já ultrapassada, ou seja, se tornou obsoleta diante às tecnologias atuais.

O que é Switch

O Switch possui as mesmas características que o hub em termos de funcionalidade. Entretanto, ele mantém uma tabela atualizada capaz de relacionar o endereço MAC advindo de cada um dos computadores à porta específica a que ele está conectado.

O resultado é o direcionamento assertivo dos dados e informações para o destinatário apropriado. O switch funciona da mesma forma, ou seja, assume a responsabilidade de conectar vários PCs em uma mesma rede.

Logo, esse equipamento consegue melhorar a eficiência da rede, pois viabiliza o direcionamento preciso do fluxo de dados. Sua eficiência é vista com bons olhos, pois ele se tornou o equipamento mais utilizado pelos administradores de uma rede.

Na prática o switch funciona da seguinte maneira: um computador classificado como B quer enviar arquivos para um computador classificado como C. O switch verifica e identifica que o computador B está conectado na porta 2 e o computador C conectado na porta 4.

Por conseguinte, o equipamento direciona e movimenta os arquivos da porta 2 à porta 4 automaticamente. Ao contrário do hub, onde todos os computadores recebem as informações, nesse cenário nenhum PC recebe informações que não condizem com sua realidade ou necessidade.

Essa é uma das técnicas empregadas para reduzir o tráfego de informações e dados presentes em uma rede.

Já ouviu falar de cabeamento estruturado

De nada resolve conhecer alguns dos equipamentos mais utilizados no dia a dia de uma empresa que visa a transmissão ininterrupta dos dados, se não houver uma rede estruturada de forma adequada.

São pequenos detalhes como esse que fazem toda a diferença entre você e sua concorrência no mercado. Desse modo, além de falar sobre equipamentos, vamos apontar a necessidade de desenvolver uma rede impecável.

De forma simplificada, o cabeamento estruturado se baseia em implementar uma padronização de toda a rede de uma empresa. Essa padronização é baseada no mesmo tipo de cabo e conectores em toda sua extensão.

Isso permite melhor condução dos sinais de dados, multimídia e voz na mesma estrutura montada. Tudo isso influencia positivamente na melhoria da performance da rede como um todo, além de minimizar custos com manutenção ou mesmo a necessidade de possíveis expansões.

Esse cabeamento diferenciado permite a instalação ideal de equipamentos como:

• Desktops;

• Servidores;

• Roteadores;

• Switches;

• Ramais;

• PABX;

• Câmeras de segurança.

Principais benefícios de uma rede bem estruturada

Toda essa implantação é feita com base em algumas diretrizes, normas e técnicas internacionais. Por meio da TIA (Telecommunications Industry Association) e da EIA (Eletronic Industries Alliance) a infraestrutura dessa rede se torna segura e eficiente.

Separamos alguns benefícios que sua empresa pode alcançar com o cabeamento estruturado, confira!

Performance da rede aprimorada

A baixa performance de uma rede aliada ao índice de inatividade elevado prejudica consideravelmente a empresa. Setores como o financeiro, RH e vendas, além de ramais completamente sem comunicação, caracterizam baixo rendimento.

O cabeamento estruturado possibilita maior robustez à rede, que por sua vez se torna mais estável e apta a atender as demandas dos setores. Toda aquela inatividade que predominava antes dá lugar a ampliação da produtividade que leva ao lucro otimizado.

Promova a organização com cabeamentos identificados

Muitas vezes os problemas não se relacionam à qualidade dos cabos ou a estruturação, mas sim a organização dessa rede. A organização é a melhor estratégia para evitar uma gama considerável de problemas.

Baseado na centralização da rede em rack, a empresa viabiliza a acomodação de tantos outros equipamentos fundamentais para seu funcionamento como central telefônica, servidores, datacenters e DVR, por exemplo.

Isso implica diretamente na organização e controle de acesso às informações, pois agora toda a rede segue um mesmo fluxo.

Agora que conhece um pouco mais sobre Hub e Switch e como uma rede pode ser aprimorada com o cabeamento estruturado, o que está esperando para otimizar sua infraestrutura e contar com a técnicas e equipamentos mais modernos?

Saiba que todo esse aparato pode ser o diferencial para que o seu negócio alcance a excelência!

Intersolid Software Logomarca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
São Paulo: (11) 3181.5480
WhatsApp: (18) 99622-6172
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126 | 8º andar conj. 81 CV.9476 | Itaim Bibi - São Paulo/SP
Av. Alberto Braga, 383 | Continental - Guararapes/SP