É inevitável dizer que a tecnologia deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser uma exigência e aliada fundamental para o dinâmico mercado atual. Nesse sentido é importante destacar a necessidade de contar com uma infraestrutura de TI adequada.

Essa questão deveria estar no topo da lista de afazeres dos gestores e empreendedores, pois garante vantagem estratégica. Além de proporcionar melhor posicionamento no mercado, ainda influencia a competitividade da empresa.

Sem dúvidas, você possui alguma forma de estrutura de TI, mas qual o nível de modernização dessas ferramentas? Se ainda estiver em dúvida sobre como fazer isso, não se preocupe, é só acompanhar o conteúdo a seguir.

Selecionamos 5 formas de trazer a modernização de uma infraestrutura de TI para sua empresa. Acompanhe e esteja adequado às mudanças que a digitalização demanda!

Qual a importância de modernizar a infraestrutura de TI da empresa

Considerando alguns dados fornecidos pelo DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços) em pesquisa, apontam que as empresas brasileiras ainda se encontram da linha do nível de maturidade de infraestrutura de TI.

Essa pesquisa segue uma linha que vai de 0 a 100, onde o mínimo para atingir tal maturidade seria de 50 pontos. O Brasil alcançou exatos 43,7 pontos de maturidade dessa vital estrutura.

Isso quer dizer que o nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer, para que, atinja de maneira adequada a digitalização.

Modernizar a infraestrutura é primordial e garante alguns benefícios importantes para o negócio, tais como:

• Maior segurança em nível empresarial;

• Maior desempenho nos processos;

• Redução considerável de custos;

• Otimização das operações e processos;

• Diminuição considerável de gastos com manutenção.

Mas como identificar se a infraestrutura de TI da minha empresa está desatualizada? Existem alguns aspectos que apontam com precisão esse gargalo.

Se sua equipe estiver se sentindo sobrecarregada, sistemas que caem a toda hora, houver constantes invasões de hackers, gastos demasiados com reparos e manutenções e acima de tudo, decréscimo do benefício da competitividade, é hora de trazer a modernidade às práticas do seu empreendimento.

Infraestrutura de TI da empresa: 5 formas de modernizar

modernizar-infraestrutura-TI

Para te ajudar nesse processo de “Update” separamos 5 formas efetivas de modernizar a infraestrutura de TI da sua empresa. Confira e não passe mais por nenhuma das situações citadas acima!

1 – Examine sua atuação infraestrutura detalhadamente

Ao passo que sua infraestrutura se torna antiquada é fundamental implementar servidores específicos e que atendam as demandas e operações do negócio, seja um servidor físico ou servidor em nuvem.

Nessa etapa da modernização é necessário elaborar o inventário de TI, a fim de nortear o ponto de partida para as futuras mudanças. Isso permite ampliar a racionalização dos dados e melhor adequação das atualizações.

Você sabia que deixar a modernização de lado pode acarretar um aumento de mais de 140% apenas em manutenção? Com parte desse valor já é possível investir na própria atualização dos sistemas.

2 – Absorva as funcionalidades de todas as novas soluções

Seguindo o direcionamento propiciado pelo inventário de TI, o gestor é capaz de identificar e eliminar recursos desnecessários. Além disso, é o momento de pôr em prática a integração da computação, infraestrutura de TI, rede e armazenamento, por meio de uma única governança.

É nesse momento em que o gestor deve estipular quais ferramentas e aparatos irá implementar aos processos. Seja com equipamentos, soluções e softwares, mas sem se esquecer das licenças ideais para as aquisições recentes de servidores.

3 – Aperfeiçoe toda a sua estrutura física

Já mencionamos em alguns conteúdos aqui no blog, a necessidade da diminuição do espaço físico da estrutura de TI, com a aquisição de servidores virtuais. Isso porque, esse formato demanda mais investimento, espaço vital na empresa, salas refrigeradas e acima de tudo, uma equipe de TI com mais profissionais.

Uma opção a ser considerada é a virtualização dos servidores, pois aliado com a execução das etapas anteriores, certamente a empresa já economizou consideravelmente.

Além do mais, todo aquele espaço que antes era ocupado por massivas estruturas de computadores e servidores, dá espaço a outros setores que antes não contavam com espaço suficiente para trabalhar.

4 – Implemente a automação que fomenta a renovação

Agora que a empresa já conta, em partes, com uma estrutura mais moderna, enxuta e eficaz, é hora de realmente ampliar seu alcance. Com a identificação de todas as operações e processos demandados do setor de TI, estamos na etapa de cogitar o investimento na automação.

Ao trazer a automação aos processos de TI a empresa alcança inúmeros benefícios. Para começar no aumento da capacidade da infraestrutura e na liberação de importantes profissionais, que podem agora, direcionar seus esforços ao core business (parte central de um negócio) do empreendimento.

5 – Integre a racionalização às demandas da sua infraestrutura

Ao passar por mudanças que representam um giro de 360 graus nos processos, a equipe de TI é imprescindível nessa última etapa. Isso porque, agora com novas demanda e processos, é essencial que os profissionais adaptem todo esse fluxo.

Seja nas cargas dos servidores, nas alterações dos softwares utilizados e na priorização das atualizações constantes, o profissional de TI tem o dever de racionalizar esses aspectos, a fim de proporcionar um ciclo constante de adequação.

Esperamos ter apresentado um passo a passo completo que deve ser seguido à risca, para que sua empresa alcance a modernização necessária às novas práticas que surgem a cada dia!

Intersolid Software Logomarca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
São Paulo: (11) 3181.5480
WhatsApp: (18) 99622-6172
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126 | 8º andar conj. 81 CV.9476 | Itaim Bibi - São Paulo/SP
Av. Alberto Braga, 383 | Continental - Guararapes/SP